Notícias Sintra

Obras realizadas em casa pelas crianças da sala 1 do JI de Sintra, apresentadas em Artsteps.

A escola básica de Sintra (Vila) fez a candidatura ao Programa Eco Escolas no ano letivo de 2018/2019, tendo como coordenadores encarregados de educação, e dinamizadores os docentes, assistentes operacionais e monitoras do CAF/AAAF, num trabalho de parceria.  Durante o passado ano letivo, apesar do encerramento das escolas devido à pandemia Covid 19, os desafios foram cumpridos com a colaboração dos pais e encarregados de educação, que apesar de confinados se envolveram com o programa para cumprimento dos projetos, desafios e ações do programa. 

A nossa comunidade escolar é pequena e a escola está um pouco “escondida”, mas gostamos de partilhar o que vamos fazendo a nível das iniciativas Eco-Escolas, seja com a própria comunidade escolar no placard dedicado ao tema, ou de um modo mais amplo através da plataforma Global Action Days, ou na página do FB da Associação de Pais.

Apesar da situação em que vivemos, confinados à nossa casa, longe dos amigos e da família, não quisemos deixar de celebrar os 50 anos do Dia da Terra, em sinal de gratidão por tudo o que ela nos dá, desafiados pela coordenação Eco-Escolas.

Foi proposto aos alunos e às famílias assinalar o dia, elaborando, construindo, desenhando o Planeta Terra, com recurso aos materiais disponíveis em casa, e que o colocassem à porta ou à janela, para desta forma alertar os vizinhos para a data a comemorar.

As famílias aderiram com empenho e criatividade e o resultado foi espetacular!

Planeta Terra

Semana da Terra 640

DIA DA TERRA na EB1/JI da Vila de Sintra - Padlet

 

 

A Escola da Vila, através da Associação de Pais e com o apoio dos professores e alunos, está a candidatar-se ao galardão Eco-Escolas.

O desafio “Polinizadores em Ação” dinamizado pelo Centro de Ciência Viva, feito às escolas de todo o país, vem complementar as atividades de educação ambiental já implementadas na escola.

Na nossa escola comemorou-se o Dia da Alimentação com a dinamização de diferentes atividades.
As crianças do jardim de infância fizeram iogurte natural e um bolo de maçã com nozes da nossa nogueira e partilharam um lanche muito saudável.
No 1º ciclo estivemos a estudar a roda dos alimentos e a elaborar alguns cartazes alusivos à composição dos alimentos e sua importância para a sua saúde.

O jardim de infância da Vila participou na Semana Europeia da programação (CodeWeek 2019). Esta é “uma iniciativa popular que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma divertida...”

Na nossa escola comemorou-se o Dia da Família, sob o lema “Colaboração”, tendo em conta que se comemora “O Ano Nacional da Colaboração”.