Literacia financeira e direitos dos consumidores - RVCC EFA

No âmbito das atividades propostas pelo Centro Qualifica do AGML, e em articulação com a Educação de Adultos, nos dias 12 e 14 de dezembro o Dr. Manuel Sargaço, do Centro Municipal de Defesa do Consumidor, esteve na ESSM para orientar duas sessões de sensibilização em matérias tão importantes como os direitos dos consumidores e a literacia financeira.
Decorrendo as sessões em horário noturno, as primeiras sessões (Direitos e Deveres dos Consumidores - Aprende quais!) foram dirigidas às turmas C1 e C2 dos cursos EFA e a última, (Gestão do Orçamento Familiar - Saiba como fazer!) aos grupos S32 e S33 do processo RVCC.
Relativamente ao primeiro tema, a abordagem feita permitiu aos presentes conhecer os direitos e deveres que possuem enquanto consumidores. Estando mais informados, estarão mais cientes dos seus direitos e deveres nessa matéria, saberão o que podem exigir e como devem agir em diversas situações do quotidiano.
Em matéria de literacia financeira, temática relacionada com a forma como lidamos com as finanças no nosso dia a dia, esta competência não diz respeito apenas ao controlo dos gastos, envolve também a elaboração do orçamento familiar, investimentos e aplicações, isto é, tudo que nos pode proporcionar estabilidade financeira no presente e no futuro.

IMG 5306 resizeIMG 5371 resize

IMG 5385 resizeIMG 5459 resize

IMG 5441 resize