1 | ENTIDADES/PROJETOS DE INTERESSE

 

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Direção Geral da Educação | Ministério da Educação

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A Direção Geral de Educação disponibiliza informações, notícias e um conjunto alargado de recursos educativos dos quais destacamos, por exemplo:

Portefólio de Práticas http://www.dge.mec.pt/portefolio-de-praticas

Webinars https://webinars.dge.mec.pt/

 

http://www.dge.mec.pt/

 

Departamento de Educação | Câmara Municipal de Sintra

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No espaço do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Sintra encontra um conjunto de informações úteis como notícias de eventos, a rede de estabelecimentos escolares e de oferta educativa, equipamentos lúdicos, guias de matrícula dos alunos do ensino básico, entre outras.

http://www.cm-sintra.pt/educação

 

Conselho Nacional de Educação

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O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, com funções consultivas, sendo o presidente eleito pela Assembleia da República.

Ao Conselho Nacional de Educação compete emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre todas as questões relativas à educação, por iniciativa própria ou em resposta a solicitações apresentadas pela Assembleia da República e pelo Governo.  

O CNE tem por missão proporcionar a participação das várias forças científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política educativa.

Na página do CNE pode encontrar uma série de publicações de interesse como Pareceres, Recomendações, Estudos, Relatórios, atas de seminários e de Colóquios sobre as mais variadas temáticas educativas.

 

http://www.cnedu.pt/pt/

 

Conselho Nacional de Associação de Pais

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A CONFAP possibilita e facilita o dever que compete aos pais e encarregados de educação de orientarem e de participarem ativamente como primeiros responsáveis na educação integral dos seus filhos e educandos.

 

 

CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais

 

Pais em Rede

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Pais em Rede tem o estatuto de Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência (ONGPD) Nacional. É constituída por uma rede de núcleos, e tem como objetivo promover a inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias, centrando-se na Cidadania Ativa. Hoje em dia, já trabalha com famílias sem pessoas com deficiência.

http://paisemrede.pt/

 

Associação para o planeamento da família

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A APF é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com Finalidades de Saúde, reconhecida como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e como Associação de Família.

A APF desenvolve uma resposta integrada que abarca o trabalho de campo, a investigação e a formação técnica, bem como a reflexão e o diálogo, num processo de inovação contínua e adequação a novos contextos, realidades e distintos públicos-alvo.

Linha do Professor 218 920 820 [dias úteis das 10H00 às 18H00]

Linha que apoia os profissionais de educação a implementarem a Educação Sexual nas escolas portuguesas. Presta informações sobre sexualidade juvenil, esclarece, orienta e encaminha situações de risco ou de sinalização de alunos e alunas.

A APF disponibiliza uma série de recursos para professores e educadores para apoiar as ações de educação para a sexualidade.

http://www.apf.pt/

 

Instituto de apoio à criança

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O Instituto de Apoio à Criança tem desenvolvido esforços no sentido de apoiar e divulgar o trabalho de todos aqueles que se preocupam com a procura de novas respostas para os problemas da infância em Portugal, assumindo-se como promotor e defensor dos Direitos da Criança, junto de diferentes entidades, instituições e da comunidade em geral.

http://www.iacrianca.pt/

 

Fórum para a Governação Integrada

Fórufamilia8m para a Governação Integrada

O Fórum para a Governação Integrada [GovInt] é uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que entenderam cooperar para a reflexão e a ação no âmbito da resolução de problemas sociais complexos através de modelos de governação integrada, que permitam maior eficácia e eficiência.

A sua missão é contribuir para a gestão mais eficaz e eficiente de problemas sociais complexos através de modelos de governação integrada, baseados em relações interorganizacionais de colaboração.

 Govint insere-se numa nova cultura organizacional das instituições públicas e privadas que privilegia a colaboração, a partilha de recursos e a parceria estratégica, estruturada em torno de um modelo de liderança colaborativa, da participação efetiva das partes interessada e de uma monitorização/avaliação adequada.

Na página do Govint encontra um conjunto de notícias, informações e recursos de grande interesse para os atores e as instituições educativas.

http://www.forumgovernacaointegrada.pt/

Fundação Francisco Manuel dos Santos

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A criação da Fundação Francisco Manuel dos Santos visa dar resposta a uma lacuna na sociedade portuguesa: apesar da frequência com que no espaço público se discutem as mais variadas matérias, o debate em Portugal parece estar sempre mais apoiado em opiniões subjetivas e perceções individuais do que em dados sólidos e investigações cuidadosas.

Assim, a Fundação publica livros e elabora estudos, sobre temas relevantes para a sociedade, como a educação, a economia, a justiça ou políticas públicas; organiza encontros e debates onde reúne e dá a voz a especialistas nacionais e internacionais; e cria, compila e difunde dados sobre Portugal e a Europa através de várias plataformas.

O meio digital é utilizado como um instrumento chave na missão da Fundação de facultar o acesso à informação a todos os cidadãos. Todas as atividades e estudos estão disponíveis online, seja através de redes sociais, sites ou bases de dados como a PORDATA. O objetivo último é contribuir para uma sociedade mais informada, reforçando os direitos cívicos dos cidadãos, a qualidade das instituições e o acerto das políticas públicas.

https://www.ffms.pt/

 

PORDATA

Espaço da PORDATA http://www.pordata.pt/

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Espaço da PORDATA Kids http://www.pordatakids.pt/

Veja também no Futuroscópio, O GPS [Global Portuguese Scientists]

DULOG

EDULOG

familia11EDULOG

O EDULOG é um projeto colaborativo que pretende mobilizar a comunidade à volta da educação, facilitando o contributo de todos, investigadores, educadores, professores, pais e alunos, na mudança que a escola precisa. A finalidade é promover a investigação e a discussão analítica para encontrar soluções para diferentes temas que envolvem o ensino, fomentando a inovação e iniciativas de mudança.

O espaço do EDULOG disponibiliza um observatório da educação com investigação própria e análise de estudos, que podem ser consultados. Em 2017, promoveu em Coimbra a primeira EDUTalks. Podem ainda ser visualizados uma série de vídeos.

https://www.edulog.pt/

Plano Nacional de Leitura

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O Plano Nacional de Leitura tem por finalidade elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

É uma iniciativa do Governo, da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares, sendo assumido como uma prioridade política.

Destina-se a criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura.

Livros infantis e juvenis recomendados

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index1.php

Plano Nacional de Cinema

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O Plano Nacional de Cinema é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros e do Ministério da Educação, operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual, pela Cinemateca Portuguesa/Museu do Cinema e pela Direção-Geral da Educação.

O PNC está previsto como um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.

http://www.dge.mec.pt/plano-nacional-de-cinema

Aventura Social

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O Projecto Aventura Social, sediado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e Centro da Malária e Outras Doenças Tropicais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, tem vindo a desenvolver diversas investigações no domínio da promoção da saúde e do comportamento social.

Iniciado em 1987, é coordenado pela Prof. Margarida Gaspar de Matos e está integrado em diversas redes Europeias Health Behaviour in School Aged Children - HBSC/OMS; Kidscreen/ EU; Tempest/EU; RICHE/EU; DICE/EU; YSAV-EU.

A equipa tem desenvolvido projetos de investigação e monitorização, que pretendem ter impacto nas políticas de promoção e de educação para a saúde. O objetivo é o conhecimento dos comportamentos ligados à saúde e respetivos contextos  e o desenvolvimento de programas. Inclui também a formação e supervisão de técnicos e pares jovens.

http://aventurasocial.com/

Observatório Permanente da Juventude

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O Observatório Permanente da Juventude é um programa de investigação e estudos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica desde 1989.

Pretendendo potenciar a produção, a troca e a difusão do conhecimento científico sobre a diversidade de realidades juvenis em Portugal e no mundo, o OPJ beneficia de um largo património e experiência de investigação nacional e internacional, que viu somado em 2010 a herança do programa de estudos do Observatório Permanente de Escolas, em funcionamento no ICS desde 2004. O OPJ é financiado pelo ICS e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O OPJ disponibiliza um conjunto de recursos online, dos quais se destaca a base de dados de teses, estatísticas e legislação sobre juventude.

http://www.opj.ics.ul.pt/

Kahn Academy

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A maioria das pessoas é impedida de progredir não pelo seu nível de capacidade, mas pela sua forma de pensar. Acreditam que a inteligência é algo imutável, mas não é. O nosso cérebro é como um músculo, quanto mais o usamos e exercitamos, mais ele cresce.
As investigações mais recentes mostram que podemos assumir o controlo da nossa capacidade de aprender. Todos podemos tornar-nos melhores alunos. Só é necessário que coloquemos o nosso cérebro no caminho certo.

https://pt.khanacademy.org/

Criado em 2006 pelo americano Salman Khan, a plataforma da Khan Academy, agora traduzida para português [de Portugal], e disponibilizada pela Fundação PT, oferece gratuitamente vídeos e exercícios interativos disponíveis a qualquer hora do dia. Basta ter um computador com acesso à Internet. Os conteúdos podem ser usados por qualquer pessoa, quer se trate de um aluno, professor, encarregado de educação ou de um mero curioso. 

Com um ensino personalizado, esta plataforma reconhece os conhecimentos que cada aluno já detém e sugere os que precisa adquirir. Para além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um. 

Além da plataforma de vídeos e de exercícios interativos, a Fundação PT também oferece workshops gratuitos nas escolas, formando professores não só para que usem a plataforma no dia-a-dia com os seus alunos, mas também para que partilhem esse conhecimento com outros educadores. 

Leia o artigo sobre a Kahn Academy em Portugal [02.02.2017] e sobre o projeto piloto em cinco agrupamentos de escolas

http://observador.pt/2017/02/02/a-khan-academy-esta-disponivel-em-portugues-de-portugal/

Escola virtual

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A Escola Virtual é um projeto do Grupo Porto Editora, dirigido a alunos, professores e escolas, que disponibiliza recursos online de apoio ao estudo e ao ensino presencial, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. O acesso aos conteúdos implica uma inscrição e respetivo pagamento.

Na página http://escolavirtual.kids.sapo.pt/ estão disponíveis, como exemplo, alguns desses recursos para o 1.º ciclo.

Também no Facebook https://www.facebook.com/escolavirtual.pt/

http://www.escolavirtual.pt/

O espaço Pais&Alunos [clique no link] na página da Porto Editora disponibiliza uma série de artigos de interesse no exercício da parentalidade.