Na última semana do 1º período, um grupo de 5 formadores e 16 alunos, de vários 11º anos, reuniu-se no auditório da nossa escola para uma semana de formação não-formal impulsionada pela Academia de Liderança UBUNTU. Foi um tempo de grande aprendizagem, crescimento e transformação. Um tempo de criação de vínculos e construção de pontes. Ubuntu é uma filosofia africana, um modo de vida, que significa “Eu sou porque Tu és”, “Tornar-se Pessoa”.

Tendo como primeiro inspirador Nelson Mandela, seguido de outros inspiradores como Martin Luther King Jr, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Malala e tantos outros, a semana Ubuntu trabalhou os cinco pilares que nos podem ajudar a crescer e nos tornarmos melhores e “mais” pessoas: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência – competências pessoais - e empatia e serviço – competências sociais.

UBUNTU 1
UBUNTU 2

Tivemos como convidados a ex-aluna Bruna Tomás, conhecida pela sua personagem “Magali” e João Semedo, mais conhecido por Johnson, fundador da Academia do Johnson, que tem como grande objetivo “Promover a educação e os valores de cidadania na prevenção de situações de crianças e jovens de risco que vivem nos bairros da Amadora. Estes convidados deram o seu testemunho sobre o seu percurso de vida e como têm conseguido vencer os obstáculos com que se deparam nas suas vidas.

UBUNTU 3UBUNTU 4

Tornar este mundo um pouco melhor, fazer a diferença, desenvolver o respeito e a empatia pelo outro, construir pontes e olhar para além do que é visível, ver o melhor do outro.

UBUNTU 5