Há mais de duas décadas que o nosso agrupamento, através da Escola Secundária de Santa Maria, tem participado em vários projetos europeus (dos Programas Língua, SoKrates, Comenius e Erasmus), tendo tido como parceiros escolas de diferentes países, nomeadamente da Alemanha, da Áustria, da Bélgica, da Eslovénia, da França, da Holanda, da Irlanda, da Itália, de Marrocos, do Reino Unido, da República Checa, da Suécia e da Turquia.

30130501 n006553471 n

Algumas escolas desses países têm cimentado relações fortes com o nosso agrupamento, tendo participado, mais do que uma vez, em projetos comuns, como é o caso do Campus de Redingenhof de Leuven da Bélgica. Este estabelecimento de ensino já teve e tem projetos Erasmus KA2 conjuntos com o nosso agrupamento. Além disso, está a desenvolver um projeto Erasmus KA1 que tem como objetivo o estágio de alunos de diferentes cursos profissionais, durante duas semanas, num país estrangeiro.

Assim, devido ao conhecimento da nossa escola e da nossa vila, as professoras responsáveis pelos cursos profissionais da escola belga decidiram que alguns desses estágios, além de Colónia na Alemanha, se realizavam em Sintra, pelo que a nossa vila recebeu, entre sete e dezoito de maio de dois mil e dezoito, vinte e dois estudantes estagiários e três professores belgas dos Cursos Profissionais de Turismo, Informática e Secretariado.

Os alunos do Curso de Turismo estagiaram em unidades hoteleiras da zona, tendo tido a preciosa ajuda da diretora do Curso Profissional de Turismo da nossa escola para a sua distribuição nos diferentes locais de estágio.

Uma aluna do Curso de Secretariado estagiou nos serviços administrativos da nossa escola e sete alunos do Curso de Informática estagiaram no nosso agrupamento. Na primeira semana, ajudaram o professor Coordenador TIC da nossa escola a resolver alguns problemas existentes na sede do nosso agrupamento. Na segunda semana, após consulta e aconselhamento do professor responsável pelos aspetos informáticos nas escolas básicas do primeiro ciclo e jardins de infância, deslocaram-se às diferentes escolas acima referidas e tentaram resolver e minorar a falta de recursos que algumas destas escolas têm de enfrentar.

56330599 n

Estes alunos receberam o seu Europass com o registo das competências e qualificações adquiridas durante o seu estágio de duas semanas.

09753253888 n