O Eco-Escolas é um Programa vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania.
O Programa está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplica­ção de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola.

As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-­lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.
Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia a dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
O Eco-Código é uma declaração de objetivos traduzidos por ações concretas que todos os membros da escola devem seguir. Pode e deve funcionar como um código de conduta.
Não se trata de uma lista de expressões vagas, do género: "Vamos cuidar do ambiente e preservar a vida selvagem".
Cada mandamento deve antes descrever uma ação concreta a cumprir por todos os elementos da comunidade escolar: alunos, professores e funcionários.
Exemplos de Eco-Código:
"Vamos separar o lixo, e utilizar o ecoponto mais próximo"; "Vamos recolher todas as latas de alumínio usadas na escola, para reciclar''; "Vamos reduzir em 10% o consumo de água e de energia"; "Vamos apagar os aparelhos eléctricos sempre que não estão em uso"; "Vamos a pé ou de bicicleta"; "Para a terra proteger as pilhas no pilhão deves meter"; "Repensar, significa reduzir, reutilizar e reciclar"; "Um ecoestudante não deixa a torneira a pingar nem lava os dentes com a água a correr"; "o ecoestudante à escola deve ir no transporte que menos poluir"; "Para a nossa horta fertilizar os restos de vegetais vou guardar, para composto formar".


Regulamento

Os participantes devem:

- elaborar uma frase (Eco-Código) inédita, criativa, simples e motivadora para atitudes e comportamentos sustentáveis na nossa escola;
- fazê-lo individualmente;
- enviar as suas propostas, devidamente identificadas com o nome , nº, turma, ano e endereço de e-mail até dia 15 de junho de 2018 para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Os resultados serão comunicados no sítio do AGML até ao dia 25 de Junho.
Os trabalhos enviados serão sujeitos a apreciação de um júri, constituído pela equipa do Eco-Escolas e pela professora bibliotecária.

Aos autores das três frases mais criativas serão atribuídos vários prémios.


 Cartaz Ecocódigo 2018 resize