A exposição “EQUIPAMENTOS”, em mostra no Cubo 1 entre os dias 2 e 17 de dezembro, surgiu na sequência do trabalho realizado pelos formandos do curso EFA 18.CE.A nas áreas de CLC e STC, nas unidades Equipamentos - Impactos Culturais e Comunicacionais e Equipamentos - Princípios de Funcionamento, respetivamente.


Um dos principais objetivos que orientou o nosso trabalho foi o de dar a conhecer os equipamentos que nos rodeiam no dia a dia, mostrando a sua evolução técnica, a multiplicidade de funções e áreas em que são aplicados os seus impactos culturais, sociais e científicos.
Entre esforços de formandos e formadoras, conseguimos reunir um conjunto apreciável de equipamentos de diferentes épocas (rádios, telemóveis, máquinas fotográficas, equipamentos de iluminação, gira-discos, projetor de vídeo, ferros de engomar…), que foram dispostos de uma forma temática e cronológica. Para complementar a mostra de tais equipamentos, expusemos também trabalhos realizados nas sessões de CLC e STC.
Pensamos que o tema e a apresentação desta exposição foram do interesse da comunidade educativa porque, durante o tempo em que a exposição se manteve, foi possível perceber que algumas pessoas estavam de facto interessadas tanto em ver os equipamentos expostos como em ler os trabalhos. Recebemos alguns elogios por parte de formadores, funcionários e colegas, sobretudo quanto à conceção da exposição e quanto à utilização do espaço do cubo.
Apesar do frio que se fez sentir dentro do cubo durante a montagem da exposição (que durou uma noite inteira!), foi muito interessante participar nesta atividade, principalmente por ser diferente das que fazemos usualmente nas sessões de formação. Foi bom trabalhar com os colegas e formadoras, expor ideias, discutir pontos de vista, dar opiniões sobre como dispor da melhor forma equipamentos e trabalhos.
Na biblioteca da escola continuam ainda em mostra durante o mês de janeiro outros núcleos desta exposição:
- História da Fotografia
- Fotografia em Portugal – Emílio Biel
- Homenagem a Leonado da Vinci
- Evolução dos transportes – comboios e aviões
- Evolução dos equipamentos de escrita
- Variações ao poema "Pedra Filosofal", de António Gedeão (poemas elaborados pelos formandos do curso EFA 18.CE.A)

Eis alguns testemunhos:

A montagem da exposição superou as minhas expetativas. Mesmo tendo ficado constipada, motivou-me e inspirou-me a trabalhar ainda mais. E percebi, embora já desconfiasse, que adoro fazer a montagem de algo.
Adelaide

Foi um trabalho interessante, que deu bastante trabalho, e apesar de não poder dizer que adorei, fiquei satisfeita com o resultado final.
Margarida

Gostei de ter ajudado na recolha de equipamentos, na projeção de como iria ficar o cubo.
Mariana

Gostei muito de participar nesta atividade por ser diferente das que fazemos com mais regularidade na escola, devido à sua componente prática e oportunidade de discutir e expor diferentes ideias entre formandos e formadoras.
Rui


 EFA 001EFA 002EFA 003EFA 004EFA 005