Notícias PES

Dia Mundial de Combate à Obesidade assinala-se a 11 de Outubro

Obesidade

Num país onde, de acordo com os dados do Inquérito Nacional de Saúde (2014), mais de metade da população (52,8%) com 18 ou mais anos, ou seja, qualquer coisa como 4,5 milhões de pessoas, tem excesso de peso ou é obesa, não há nenhum fármaco para a obesidade com comparticipação do Estado. A obesidade é uma doença com um grande impacto na saúde pública e nos sistemas de saúde.

Sobre a população infantil, também ela vítima do flagelo que é a obesidade, confirmada pelos números - o mais recente estudo da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI), realizado junto de uma amostra de 17.698 crianças, no ano letivo 2016-2017, mostra que 28,5% das crianças no nosso país, com idades entre os 2 e os 10 anos, têm excesso de peso e, destas, 12,7% são obesas, o que nos torna um dos países da Europa onde os números da obesidade infantil são mais elevados.

 A prevalência da obesidade tem vindo a aumentar em todo o mundo, de tal forma que a Organização Mundial de Saúde lhe atribui mesmo a designação de epidemia global. Trata-se de um problema grave de saúde pública, uma das principais causas de doença e morte prematura, sendo um fator de risco para várias doenças, como as cardiovasculares, a diabetes e vários tipos de cancros. É, no entanto, possível de prevenir, graças a uma mudança nos estilos de vida, que passa por uma alimentação saudável e a prática regular de de exercício físico.

Programa da Feira da Saúde e Bem Estar que se realizará sábado, 16 de setembro e domingo, 17 de setembro, das 10h às 19h, na clínica CINTRAMÉDICA em Sintra.

Realizou-se no dia 4 de maio na Escola Secundária de Santa Maria a já tradicional Feira da Saúde, uma organização do PES (Projeto Educação para a Saúde).

É já no dia 4 de maio (5ª feira) a Feira da Saúde, organizada pelo PES (Projeto Educação para a Saúde) na Escola Secundária de Santa Maria.

O Projeto de Educação para a Saúde comemorou o Dia dos Namorados com uma palestra sobre o tema "Questões de Género" dinamizada pelo nosso antigo aluno Daniel Rio que se encontra no 2º ano de Estudos Clássicos na Faculdade de Letras de Lisboa.

O Projeto de Educação para a Saúde comemorou o Dia dos Namorados com a representação da peça de teatro "À PROCURA DE UM PAPEL", a partir do texto "As vedetas", de Lucien Lambert.

Semana do projeto "Bem me quer, mal me quer"

No dia 13 de fevereiro, os alunos de 9º ano da Escola Básica 2,3 D. Fernando II estiveram no auditório da Escola Secundária de Santa Maria a assistir à peça de teatro "Deixemos o sexo em paz", de Dario Fo, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde.

 

A Equipa de Saúde Escolar, representada pela Dra. Telma Correia e pela Dra. Teresa Alcaso,  dinamizou duas sessões sobre sexualidade nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2017. Estiveram presentes as turmas: 10ºG, 10ºM, 10ºO, 10ºF, 10ºH e 10ºR.