O programa Parlamento dos Jovens, iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos alunos de todo o país, tem este ano como tema “Alterações Climáticas - Reverter o Aquecimento Global" (sessão do Ensino Secundário) decorre, como habitualmente, em três fases/sessões distintas: a Sessão Escolar (com a eleição de deputados jovens por cada escola e a aprovação de um Projeto de Recomendação sobre o tema em debate), a Sessão Distrital e, finalmente, a Sessão Nacional, que se realizará na Assembleia da República, em abril / maio de 2019.

     O nosso Agrupamento irá, mais uma vez, participar neste programa que tem os seguintes objetivos:

  • Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
  • Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
  • Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
  • Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;
  • Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
  • Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
  • Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Os alunos interessados em participarem no programa Parlamento dos Jovens 2018-19 devem organizar as suas listas de deputados candidatos à Sessão Escolar. Cada lista (a preencher em modelo próprio disponível na Secretaria de cada escola) deve ser composta por 10 alunos, que poderão pertencer a diferentes turmas/anos de escolaridade, e deverá apresentar as medidas (no máximo três), igualmente em modelo próprio, que correspondam à tomada de posição em relação aos temas em debate. Cada medida deve ser acompanhada de um argumento que a fundamente (sugestões de leitura e reflexão sobre o tema em http://www.jovens.parlamento.pt/ ). Os mandatos serão conferidos pela ordem de precedência.

   Outras informações sobre o programa Parlamento dos Jovens 2018-19 estão disponíveis no site http://www.jovens.parlamento.pt/, com destaque para o Guia do Jovem Deputado (http://www.jovens.parlamento.pt/2018_2019/docs/Guia_jovem_deputado_secundario_2018-19.pdf - Ensino Secundário), para o Regimento do ensino secundário (http://www.jovens.parlamento.pt/2018_2019/Secundario/regimento2018PJS_web.pdf - Ensino secundário) e Dicas para exploração dos temas (http://www.jovens.parlamento.pt/2018_2019/docs/Dicas.pdf).
      Estas e outras informações estarão, brevemente, disponíveis no sítio da Escola Secundária de Santa Maria (http://agml.pt/).

PAJ Cartaz 640