Atividade de pesquisa de informação sobre António Nobre

No dia 27 de fevereiro, na biblioteca escolar, sob proposta da professora de Literatura, a turma do 11.º K realizou uma atividade de pesquisa sobre António Nobre recorrendo aos materiais existentes na BE.
A pesquisa desempenha um papel importante na aprendizagem dos alunos.

esvanecido 1 resizeesvanecido 2 resize
esvanecido 3 resizeesvanecido 4 resize
1740654872635 resize

"O Gatafunho e a Fábula" - Escrita criativa na Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar da ESSM, no dia 14 de fevereiro, recebeu Serena Cacchioli, para dinamização de sessões intituladas " O Gatafunho e a Fábula", no âmbito da escrita criativa.

Serena Cacchioli doutorou-se em Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa, é escritora, tradutora de poesia e narrativa, investigadora na área da literatura e membro do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa.

Durante as oficinas, Serena partilhou as experiências e técnicas de escrita, incentivando a criatividade e a expressão pessoal dos alunos. 

A sessão foi inspiradora para os participantes (10.º G e 12.º M). 

site1 resizeescrita criativa2 resize

Sessão A ARTE DE SER PORTUGUÊS com o autor Jorge Cerejeira - EBI de Colares

A 12 de Fevereiro, o professor Jorge Cerejeira esteve no Auditório Gil Vicente, na Escola Básica Integrada de Colares, a fim de fazer uma apresentação sobre A arte de ser português, para as turmas A, B e D, do 9.º ano, acompanhadas pelos professores Maria Lúcia Feiteira, Paula Pinto, Vítor Monteiro e Mário Barreiro, numa iniciativa da Biblioteca Escolar e do Grupo Disciplinar de Português.

Os objetivos da sessão foram os de fomentar o gosto pela leitura e, principalmente, compreender referências da nossa Literatura e da nossa nacionalidade. Interligando a poesia e a música, Jorge Cerejeira deu a conhecer aos alunos alguns compositores como Sérgio Godinho, de quem se ouviu "Etelvina", bem como o diseur Mário Viegas, com um poema de Mário-Henrique Leiria. Foi lido "O poema do menino Jesus", de Alberto Caeiro, e feita a relação entre este menino tão desejado e D. Sebastião, coroado rei aos 14 anos, esperança de renovação do Império Português. Também foi declamado "Cântico Negro", de José Régio. Foi abordado o contexto do Estado Novo e referida a dualidade estranha em relação ao nosso país: o sentimento de grandeza pelo passado glorioso e o de inferioridade, tristeza, pela perda dessa grandeza. Ouviu-se "O amigo que eu canto", de Fernando Tordo, e o poema "Portugal", de Jorge de Sousa Braga. Foi uma sessão de cariz cultural, centrada na motivação para a leitura e na arte de ser português.

Fez-se uma viagem no tempo, guiados por Jorge Cerejeira, tendo alunos e professores mergulhado na história, na literatura e naquilo que faz de nós…portugueses.

Excelente palestra!

transferir resize
transferir 1 resize

BE Colares - Concurso frases S. Valentim / Camões

A Biblioteca Escolar marcou a data de 14 de Fevereiro através da decoração do seu espaço com as frases elaboradas pelos alunos do 3.º ano da EB de Colares e dos 5.º e 6.º anos da Escola Básica Integrada, para além da participação dos alunos de PLNM.

Sempre com a dedicação e o esmero da AO D.ª Augusta Costa, a Biblioteca Escolar dedica sempre o seu espaço a esta atividade, contando com a participação dos alunos.

Referindo a origem do dia de S. Valentim, há que referir que a Igreja Católica reconhece pelo menos três santos com o nome de Valentim, todos eles martirizados pela Roma Antiga, e não é certo qual desses três será o "responsável" pela história que deu origem à lenda que fez nascer o dia dos Namorados.

A versão mais divulgada conta que, por alturas do séc. III, o Imperador Cláudio II, querendo formar um poderoso exército romano, decidiu proibir temporariamente a celebração de casamentos para garantir que os jovens se concentrassem mais facilmente na guerra e na vida militar.

Contudo, o bispo Valentim contrariou as ordens e continuou a celebrar casamentos, agora na clandestinidade. A afronta à vontade do Imperador levou a que Valentim acabasse preso e condenado à morte.

Até à sua execução, foi recebendo flores e bilhetes enviados por anónimos como demonstração de apoio e consideração pela sua conduta.

IMG 7787 resize 2
IMG 7788 resizeIMG 7789 resize

Sessão sobre Gestão das Emoções na Biblioteca Escolar

No dia 10 de fevereiro, o grupo de docentes de Filosofia e professoras da equipa da Biblioteca Escolar organizaram uma sessão sobre Neuroeducação e Gestão de Emoções, tendo como convidada a Dr.ª Ana Teresa de Jesus. As turmas do 10.º H e 12.º J participaram no encontro envolvendo-se ativamente nas dinâmicas propostas.

IMG 20250210 153457 resizeJPEG 20250210 174921 85839966169332998 resize