Job-Shadowing na Escola Secundária de Santa Maria

No âmbito de um projeto Erasmus+ da Grécia, o professor Petros Tsintzos realizou, entre 7 e 11 de março, uma atividade de Job-Shadowing na Escola Secundária de Santa Maria. Ele pôde assistir e participar nas aulas de várias turmas, dos cursos profissionais de INT, TGA, TCM e TM. O dr. Petros visitou as instalações do ISCTE (Sintra) e a “V Mostra da Oferta Formativa do concelho de Sintra” que teve lugar nas instalações do complexo desportivo municipal de Ouressa.

A equipa Erasmus+ do Agrupamento congratula-se com a visita deste conselheiro educativo, da direção regional de educação, das escolas secundárias de Tessalónica Ocidental.

Imagem1
IMG 20250310 123339 resizeIMG 20250310 112813 resize

Escolas Felizes: Educação Positiva para o Bem-Estar e Desenvolvimento de Competências para a Vida

No âmbito do projeto Erasmus+_ADU duas formadoras, Elsa Florêncio (STC- cursos EFA) e Teresa Gaspar (CP-RVCC_NS), participaram no curso estruturado Happy Schools: Positive Education for Well-Being and Life-Skills Development realizado em Florença entre os dias 24  de fevereiro e 1 de março de 2025. O curso permitiu às participantes conhecer os fundamentos da Psicologia Positiva, tendo sido apresentadas as teorias e técnicas mais relevantes para uma Educação Positiva. A promoção do bem-estar e da felicidade, em contextos de aprendizagem, sob uma perspetiva holística, poderá ser decisiva nos processos de aquisição de conhecimentos e competências dos aprendentes. A troca de experiências com os colegas do curso foram momentos muito importantes para pôr em prática as técnicas aprendidas.

Imagem1 resizeImagem2 resize
Imagem3 resizeImagem4 resize
Imagem5

Mobilidade Erasmus+ na Grécia

Um Curso Estruturado sobre Diversidade e Interculturalidade

Entre os dias 16 e 23 de fevereiro, o agrupamento participou numa mobilidade de Erasmus na Grécia (Setor ADU), integrada num curso estruturado com os professores Fátima Araújo, João Póvoa e Sandra Aires. Durante o evento, os participantes abordaram estratégias e atividades voltadas para a diversidade e interculturalidade na sala de aula, temas de grande relevância para os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) e PLA (Português como Língua de Acolhimento). O curso também permitiu a partilha de experiências valiosas entre professores de diferentes nacionalidades, promovendo uma troca enriquecedora de conhecimentos. No final, todos os envolvidos consideraram a experiência excecional e altamente enriquecedora para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

IMG 5176 resizeImage 4 resize
Image 5 resize

Inteligência Artificial e Pensamento Crítico como ferramenta pedagógica

No âmbito do projeto Erasmus+, de que o AGML é entidade certificada no setor da Educação de Adultos, e com o objetivo de desenvolver estratégias e recursos de inovação pedagógica com ferramentas de IA em modalidades de formação e de qualificação dirigidas a adultos, as professoras Conceição Peixoto, Ilda Sintrão e Rosa Cardoso e a Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação do Centro Qualifica do AGML, Paula Rodrigues, participaram no curso estruturado “Inteligência Artificial e Pensamento Crítico”, que teve lugar em Praga entre os dias 10 e 15 de fevereiro.
As participantes avaliam muito positivamente o conjunto de atividades de caráter teórico e prático realizadas, que lhes permitiram abrir perspetivas sobre as tendências e tecnologias de IA na pedagogia em geral, e de modo particular da educação de adultos, nomeadamente no que diz respeito à planificação de aulas integrando IA, à promoção nos alunos e nos formandos do pensamento crítico e da criatividade na utilização da IA e à avaliação das aprendizagens com recursos de IA.

 thumbnail IMG 5180 resizethumbnail 4c763f0c d61a 4774 9947 6c05c21b027c resize
1d6f2145 9ba0 4328 9dab 170c0ced6052 resize

Curso Erasmus +  DIVERSIDADE NA SALA DE AULA

 ENSINAR A TOLERÂNCIA E SUPERAR PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÃO

Dando seguimento à mobilidade em Erasmus, entre 17 e 21 de fevereiro, o nosso agrupamento foi representado pelas professoras Albertina Fortes, Carla Carreto e Elsa Pereira num curso estruturado que explora os principais desafios e estratégias para abordar a diversidade no ambiente escolar e promover a tolerância. Como professoras visamos garantir que os(as) nossos(as) alunos(as) tenham sucesso e adquiram o conhecimento, habilidades e atitudes para encontrar o seu lugar na sociedade. Na nossa sociedade cada vez mais diversifica e multicultural, promover a tolerância e abraçar a diversidade na sala de aula tornou-se uma meta essencial para a inclusão escolar.

As professoras participantes consideram ter tido uma experiência única de partilha e de aprendizagem.

thumbnail 20250221 070917 resizeIMG 20250218 WA0016 resize