AÇÃO SOCIAL ESCOLAR - BOLSAS DE MÉRITO - 2024/2025

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR

BOLSAS DE MÉRITO - 2024/2025

 

Quem se pode candidatar à bolsa de mérito?

Podem candidatar-se à atribuição de bolsa de mérito os alunos que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:

  1. Aprovação em todas as disciplinas, ou módulos, do plano curricular, (à exceção de Educação Moral e Religiosa, por ser facultativa);
  2. Classificação igual ou superior a nível 4, para alunos que concluíram o 3º CEB;
  3. Classificação igual ou superior a 14 valores, para alunos que concluíram o 10.º ou 11.º ano de escolaridade;
  4. Usufrua de auxílios económicos (escalão A ou B) atribuídos no âmbito da ação social escolar, de acordo com a legislação aplicável.

A bolsa de mérito não é aplicável aos alunos que se encontram a repetir o ano escolar.

 

Qual o período de candidatura?

De 2 a 30 de setembro.

Caso a data coincida com o fim de semana, a candidatura pode ainda ser apresentada até ao dia útil seguinte.

Não serão aceites requerimentos fora do prazo, uma vez que não existe enquadramento legal para o efeito.

 

Onde se entrega a candidatura?

Entregue nos Serviços Administrativos da Escola Secundária Santa Maria.

 

Como se formaliza a candidatura?

A candidatura à bolsa de mérito é formalizada pelo(a) Encarregado(a) de Educação, ou pelo aluno que já seja maior de idade, mediante a entrega dos seguintes documentos:

  • Boletim de candidatura (encontra-se disponível no site do Agrupamento ou nos Serviços Administrativos);
  • Declaração comprovativa escalão de abono de família;
  • Comprovativo Bancário onde conste o IBAN do encarregado de educação;
  • Certificado de habilitações do 9º ano, para os alunos matriculados no 10º ano de escolaridade.

 

Como são conhecidos os resultados da candidatura?

Após a análise de todas as candidaturas, serão emitidas listas nominais das bolsas de mérito atribuídas e não atribuídas, que serão afixadas na Escola Secundária.

 

Boletim Candidatura pdf2

Ação Social Escolar (24/25)

Informamos que estão abertas as candidaturas para a ação social escolar dos 2.º 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário para o ano letivo 2024/2025.

Qual o período de candidatura?

24 de junho a 31 de julho.

Onde se entrega a candidatura?

Escola Básica D. Fernando II

  •  Preferencialmente deverá ser enviado para o email dos S.A. (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), ou entregue nos Serviços Administrativos.

Escola Básica e Integrada de Colares

  • Preferencialmente deverá ser enviado para o email dos S.A. (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), ou entregue nos Serviços Administrativos.

Escola Secundária Santa Maria

  • Preferencialmente deverá ser enviado para o email dos S.A. (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), ou entregue nos Serviços Administrativos.

Como se formaliza a candidatura?

Através da entrega/apresentação dos seguintes documentos:

  • Declaração da Segurança Social ou pelo serviço processador, na qual conste o escalão de abono de família atribuído;
  • Se o aluno for portador de um Subsistema da Saúde ou Seguro de Saúde Complementar, entregar fotocópia do cartão.
  • Comprovativo Bancário onde conste o IBAN do encarregado de educação;
  • Preenchimento do formulário de candidatura disponível na página do AGML (link)

Nota:
As candidaturas para os alunos dos 5.º e 10.º anos de escolaridade, deverá ser formalizada após a publicação das listas dos alunos admitidos para o próximo ano letivo.
O período de candidatura decorre entre os dias 01 de agosto e 30 de setembro.

Ação Social Escolar - Bolsas de Mérito - 2023/2024)

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR
BOLSAS DE MÉRITO - 2023/2024


Quem se pode candidatar à bolsa de mérito?

Podem candidatar-se à atribuição de bolsa de mérito os alunos que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:

a) Aprovação em todas as disciplinas, ou módulos, do plano curricular, (à exceção de Educação Moral e Religiosa, por ser facultativa);
b) Classificação igual ou superior a nível 4, para alunos que concluíram o 3º CEB;
c) Classificação igual ou superior a 14 valores, para alunos que concluíram o 10.º ou 11.º ano de escolaridade;
d) Usufrua de auxílios económicos (escalão A ou B) atribuídos no âmbito da ação social escolar, de acordo com a legislação aplicável.

Qual o período de candidatura?

De 1 a 30 de Setembro.

Caso a data coincida com o fim de semana, a candidatura pode ainda ser apresentada até ao dia útil seguinte.
Não serão aceites requerimentos fora do prazo, uma vez que não existe enquadramento legal para o efeito.

Onde se entrega a candidatura? 

Entregue nos Serviços Administrativos da Escola Secundária Santa Maria, ou enviada para o email dos S.A. (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). 
 
Como se formaliza a candidatura?
 
A candidatura à bolsa de mérito é formalizada pelo(a) Encarregado(a) de Educação, ou pelo aluno que já seja maior de idade, mediante a entrega dos seguintes documentos:
  • Boletim de candidatura (encontra-se disponível no site do Agrupamento ou nos Serviços Administrativos);
  • Declaração comprovativa escalão de abono de família;
  • Comprovativo Bancário onde conste o IBAN do encarregado de educação;
  • Certificado de habilitações do 9º ano, para os alunos matriculados no 10º ano de escolaridade.

Como são conhecidos os resultados da candidatura?

Após a análise de todas as candidaturas, serão emitidas listas nominais das bolsas de mérito atribuídas e não atribuídas, que serão afixadas na Escola Secundária.

pdf2Boletim Candidatura

Candidaturas 2024-2025 respostas municipais (ASE, CAF, transportes, refeições)

Abertura do período de candidaturas para o ano letivo 2024/25 relativas às várias medidas de ação socioeducativa de âmbito municipal (refeições escolares, ação social escolar, atividades de animação e apoio à família e transportes escolares), de acordo com as datas a partir das quais poderão os senhores encarregados de educação candidatar os seus educandos às várias respostas,  de acordo com o quadro que se apresenta:

SITUAÇÃO ESCOLAR NO ANO LETIVO 2024/25

Refeições Escolares

Ação Social Escolar

Atividades de Animação e Apoio à Família

Transportes Escolares

Educação Pré-Escolar - novos alunos

5 de julho

Educação Pré-Escolar - alunos de continuidade

17 de maio

1º ciclo - novos alunos (1º ano)

5 de julho

-

5 de julho

1º ciclo - alunos de continuidade (2º/3º/4º anos)

17 de maio

-

17 de maio

2º/3º ciclos - novos alunos (5º/7º anos)

2 de agosto

-

-

2 de agosto

2º/3º ciclos - alunos de continuidade (6º/8º/9º anos)

17 de maio

-

-

17 de maio

Ensino Secundário - novos alunos (10º ano)

2 de agosto

-

-

2 de agosto

Ensino Secundário - alunos de continuidade (11º/12º ano)

17 de maio

-

-

17 de maio

As candidaturas serão disponibilizadas na plataforma SIGA (https://siga.edubox.pt) dentro da calendarização supramencionada.

Para os encarregados de educação que desejem fazer a candidatura online, e já disponham de códigos de acesso, mas necessitem de apoio no processo, informamos que os mesmos poderão recorrer aos postos de atendimento descentralizados, nos locais e horários inframencionados, onde lhes será prestada informação e ajuda para a submissão online da candidatura:

Posto de atendimento

Morada

Horário de atendimento aos EE

CENTRO LÚDICO DAS LOPAS

R. Carlos Charbel  2735-521 Agualva

2ª A 6ª

8H00 - 19H00*

CENTRO LÚDICO DE MASSAMÁ

R. Rosas 2745-700 Queluz

2ª A 6ª

8H00 - 19H00*

CASA DA JUVENTUDE

R. Padre Alberto Neto, Edifício do Mercado da Tapada das Mercês, 2725-531 Mem Martins

2ª A 6ª

8H00 - 19H00*

MERCADO MUNCIPAL DE RIO DE MOURO

Av. Gil Eanes - Loja 29 , 2635-047 Rio de Mouro

2ª A 6ª

8H00 - 19H00*

EB PROF. AGOSTINHO DA SILVA

Avenida Santa Marta . 2605 – 855 Casal de Cambra

2ª A 4ª

8H30 -11H30 / 13H30-16H00*

EB DR. RUI GRÁCIO

R. Arquitecto José Luis Monteiro  2715-863 Montelavar

5º E 6ª

8H30 -11H30 / 13H30-16H00*

EB ALTO DOS MOINHOS

R. do Alto dos Moinhos 38, 2705-844 Terrugem

8H30 -13H00 / 14H00-16H30*

INSTALAÇÕES DO DED

Av. Movimento das Forças Armadas, 8 Portela de Sintra  2710-431 Sintra

2ª A 6ª

8H00 - 19H00*

* Desde que os recursos humanos disponíveis o permitam

Ação Social Escolar

Informamos que estão abertas as candidaturas para a ação social escolar dos 2.º 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário para o ano letivo 2023/2024.

Qual o período de candidatura?

20 de junho a 31 de julho

Onde se entrega a candidatura?

Escola Básica D. Fernando II e Escola Secundária Santa Maria

  • Preferencialmente deverá ser enviado para o email dos S.A. (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), ou entregue nos Serviços Administrativos da Escola Secundária Santa Maria.

Escola Básica e Integrada de Colares

  • Preferencialmente deverá ser enviado para o email dos S.A. (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), ou entregue nos Serviços Administrativos.

Como se formaliza a candidatura?

  • Através da entrega/apresentação dos seguintes documentos:
  • Declaração da Segurança Social ou pelo serviço processador, na qual conste o escalão de abono de família atribuído;
  • Se o aluno for portador de um Subsistema da Saúde ou Seguro de Saúde Complementar, entregar fotocópia do cartão.
  • Comprovativo Bancário onde conste o IBAN do encarregado de educação;

Preenchimento do formulário de candidatura disponível na página do AGML (link)

Nota:
As candidaturas para os alunos dos 5.º e 10.º anos de escolaridade, deverá ser formalizada após a publicação das listas dos alunos admitidos para o próximo ano letivo.
O período de candidatura decorre entre os dias 01 de agosto e 08 de setembro.