No âmbito do plano de formação do Centro Qualifica, a equipa técnico-pedagógica do Centro realizou, no dia 24 de junho, uma visita guiada ao Palácio e Parque Biester.
Esta visita proporcionou o contacto com o património cultural, arquitetónico e paisagístico de Sintra e sensibilizou para a importância da sua preservação.
O Palácio Biester, construção Romântica ao estilo dos chalés de inspiração alpina, remonta às duas últimas décadas do século XIX (1880-1890) e apresenta uma mistura de traços arquitetónicos ingleses (“estilo queen - anne”) e neogóticos.
No interior, no teto e paredes, sobressaem os magníficos frescos com temas vegetalistas da autoria do arquitecto Luigi Manini e os anjos (no teto da nave da capela templária) da autoria de Paul Baundry. Os entalhamentos em madeira de carvalho americano são da autoria do mestre português Leandro Braga. Surpreendeu-nos os belíssimos azulejos de inspiração mudéjar existentes em vários recantos do parque e também no revestimento das lareiras no interior do palácio, da autoria de Raphael Bordallo Pinheiro. Curiosa a existência de um ascensor, operado manualmente, com capacidade para 4 pessoas em pé e que permitia o acesso à parte superior da residência.
No quarto principal, da janela estilo “bay-window”, descobre-se uma vista panorâmica que alcança o mar.
O Parque Biester, da autoria do paisagista francês François Nogré, estende-se por 5 hectares de terreno em cascata, povoado por várias espécies arbóreas como o Plátano, a Faia, a Nogueira-do -Japão e outras que se integram de forma harmoniosa na composição do Parque da Pena.
A cascata dos Plátanos , o lago dos Fetos Australianos , o miradouro das Descobertas e do Castelo, este último com vista privilegiada para o Castelo dos Mouros, são outros pontos de atração deste património que agora se mostra acessível aos olhos de quem o quiser visitar.
Esta visita proporcionou também um momento de lazer e de convívio de toda a equipa do CQ.