Silêncio e Introspeção
No âmbito do plano de formação do Centro Qualifica, a equipa técnico-pedagógica do Centro realizou, no dia 26 de junho, uma visita ao Convento dos Capuchos.
Esta visita proporcionou o contacto com o património cultural, arquitetónico e paisagístico de Sintra e sensibilizou para a importância da sua preservação.
O Convento dos Capuchos, também conhecido por Convento da Cortiça - devido à elevada quantidade de cortiça utilizada nos revestimentos e na decoração – foi, num primeiro momento, denominado Convento de Santa Cruz. Corresponde a uma casa conventual construída em 1560 por D. Álvaro de Castro (Conselheiro de Estado do rei D. Sebastião) em resultado de um voto que fez a seu pai (D. João de Castro) que sonhou em construir naquele local um templo dedicado às práticas da introspeção.
Em 1581, após a derrota portuguesa na batalha de Alcácer-Quibir, Filipe I de Portugal visitou o convento, proferindo uma afirmação que ficou célebre: “Em todo o meu reino, duas coisas tenho que muito me apraz: o Escorial, por ser tão rico, e o Convento de Santa Cruz, por ser tão pobre.”
Durante cerca de 250 anos, o convento foi um local de culto e de peregrinação, habitado por frades franciscanos. Reza a lenda que um dos frades desta casa foi Frei Honório, que viveu as últimas décadas da sua vida numa pequena gruta na mata do convento, após ter caído em tentação. Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, o convento é deixado ao abandono e posteriormente comprado pelo 2º conde de Penamacor, que, em 1873, vendeu a propriedade ao 1º Visconde de Monserrate, Francis Cook.
Chegados ao Terreiro das Cruzes, seguimos na direção do Terreiro da Fonte, local de receção aos peregrinos que aqui descansavam da sua caminhada, refrescando-se nas águas frescas da fonte e merendando nas mesas de pedra aqui existentes. Rumo agora ao Alpendre, passámos a porta da morte que simbolizava o acto de “morrer num mundo material, para renascer num mundo espiritual.”
Em ambiente despojado, de singela e modesta decoração, em perfeita simbiose com a natureza da serra de Sintra, o Convento dos Capuchos impressiona quem o visita e convida ao silêncio e à introspeção.
Esta visita proporcionou também um momento de lazer e de convívio de toda a equipa do CQ.
Aqui fica o vídeo da confraternização da equipa técnica do Centro Qualifica do AGML.
Faça scan do Qrcode e descubra mais sobre o Convento dos Capuchos, nesta proposta de visita virtual elaborada pela aluna Madalena Duarte do 3º ano do CP Técnico de Turismo.