OPE – ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS | ANO LETIVO: 2025

Competindo ao Conselho Geral, conforme disposto no n.º 1 do artigo 7.º do Despacho n.º 436-A/2017, a nomeação de uma comissão eleitoral para a eleição da proposta de Orçamento Participativo de Escola, informa-se toda a comunidade escolar do seguinte:

1. As mesas eleitorais estarão abertas no dia 24 de Março, nas seguintes escolas e horários:

  • Escola Secundária de Santa Maria – das 10h00 às 17h30
  • Escola EB 2,3 D. Fernando II – das 09h55 às 16h20
  • Escola EBI de Colares – das 10h10 às 16h10

2. Nomeiam-se como presidentes das três mesas eleitorais, as respetivas três professoras coordenadores do projeto de Orçamento Participativo de Escola, com a possibilidade de estas, por conveniência de serviço, poderem delegar essa competência, total ou parcialmente.

Os docentes coordenadores do projeto são:

  • Na Escola Secundária de Santa Maria, a Sra. Dra. Maria Augusta Bernardino;
  • Na Escola EB23 D. Fernando II, a Sra. Dra. Margarida Portugal;
  • Na Escola EBI de Colares, o Sra. Dra. Ana Rita Nascimento.

3. Nomeiam-se como vogais de cada uma das mesas eleitorais, um aluno representante por cada proposta a concurso.

4 – No caso de proposta única a concurso, o número de alunos fixados será de dois.

As propostas (listas) a sufragar no ato eleitoral são:

Na Escola Secundária de Santa Maria:

  • Proposta A – 5 mesas de picnic, 7 unidades de Uno, 10 baralhos de cartas e 10 unidades de jogos de tabuleiro.
  • Proposta B – 3 microondas, 1 conjunto de sofás, 1 planta artificial, 2 poufs.
  • Proposta C – 3 sofás XL/4pcs de jardim e 6 relógios Vintage dupla face de parede.
  • Proposta D – 3 sofás de paletes, 12 cadeiras multicolores e três mesas 

Na Escola EB23 D. Fernando II:

  • Proposta A – Livros escolhidos pelos alunos para a Biblioteca.
  • Proposta B – 2 redes de voleibol e 1 mesa para o bar de alunos.
  • Proposta C – 2 microscópios e 1 rede de voleibol.
  • Proposta D – Baliza de Futebol. 

Na Escola EBI de Colares:

  • Proposta A – 4 Aquecedores para as salas;3 mesas de picnic.

Acantonamento de EMRC

Nos dias 6 e 7 de março, 123 alunos de EMRC da escola D. Fernando II e 12 da secundária de Santa Maria acantonaram na Quinta da Fonte (Convento das irmãs Doroteias do Linhó) para redescobrirem os valores morais.

Constituídos em 14 grupos – Altruístas, Autónomos, Caridosos, Compreensivos, Confiantes, Cuidadosos, Dedicados, Fraternos, Generosos, Leais, Perseverantes, Responsáveis, Respeitosos e Solidários – fizeram jogos, fizeram silêncio, partilharam reflexões, dançaram, cantaram à fogueira, apresentaram teatros... e confirmaram que é mesmo bom frequentar as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica.

Imagem1 resizeImagem2 resizeImagem3 resize
Imagem4 resizeImagem6 resizeImagem7 resize
Imagem8 resizeImagem9 resizeImagem10 resize
Imagem11 resizeImagem12 resizeImagem13 resize
Imagem14 resizeImagem15 resizeImagem16 resize
Imagem17 resizeImagem18 resize

Clube de Robótica dá as boas-vindas às jovens do futuro!

Com enorme regozijo o Clube de Robótica dá as boas-vindas às jovens do futuro!
As imagens mostram as jovens que dão os primeiros passos de aprendizagem nas STEAM, e as que programam e criam um interface de nave espacial.

IMG20241211163948 resizeIMG20241211163933 resize
IMG20241204160718 resize

Festa de Natal no Agrupamento de Escolas Monte da Lua

No passado dia 19 de dezembro, o refeitório da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Monte da Lua transformou-se num verdadeiro palco de magia e celebração, acolhendo a tão aguardada Festa de Natal. O evento, que reuniu professores e funcionários foi um momento inesquecível marcado pela alegria, pelo talento e pelo espírito de união característico desta época festiva.

Um dos momentos altos do dia foi a apresentação de um coral composto pelos professores, que emocionaram os presentes com uma seleção de cânticos natalícios tradicionais. 

Para reforçar o espírito comunitário, o evento contou ainda com um almoço, onde todos puderam degustar doces típicos da época, criando um ambiente acolhedor e familiar.

O diretor do agrupamento, em breves palavras, agradeceu a dedicação de todos os envolvidos na organização da festa, destacando o papel fundamental da comunidade escolar na concretização de momentos como este.

Com um clima de alegria e partilha, a Festa de Natal do Agrupamento de Escolas Monte da Lua encerrou com chave de ouro mais um ano civil, deixando nos participantes um caloroso sentimento de gratidão e esperança para o ano que vem.

 FestaClick para ver

Festa2
Click para ver

Ação de sensibilização sobre Surdez e Inclusão

Ação de sensibilização sobre Surdez e Inclusão
10 de dezembro de 2024 na Fundação Champalimaud

Realizou-se no dia 10 de dezembro, na Fundação Champalimaud, uma ação de sensibilização sob a temática Surdez e Inclusão . Os dinamizadores/ participantes da ação, foram a docente Elisabete Machado, os Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (ILGP), Márcio Antunes e Ana Rita Coutinho, e os alunos surdos Tiago Batista e Telma Madaíl e Samira Madaíl, enquanto representantes do AGML. Esteve também presente, a primeira médica surda portuguesa, que contribuiu com o seu testemunho para o enriquecimento desta sensibilização.
O objetivo principal da sessão foi a sensibilização para as questões relacionadas com a inclusão das pessoas surdas nas escolas e na sociedade em geral, destacando-se os obstáculos que enfrentam quando, por exemplo, têm problemas de saúde e acorrem a essas instituições. Foram explicados os graus de surdez e a diferença entre os surdos que ouvem com ajudas técnicas ou implantes cocleares, e os surdos que utilizam a língua gestual portuguesa como primeira língua. Os nossos alunos tornaram-se então professores e ensinaram alguns gestos da sua Língua a todos os presentes, tendo estes demonstrado muito interesse nesta aprendizagem.
O público-alvo foi composto por médicos e investigadores que trabalham na Fundação Champalimaud, no final avaliaram a ação como tendo sido de grande relevância e interesse para todos.

imagem para o site