Projetos Galamares

Mostra Língua

https://mostra-a-lingua1.webnode.pt/

O Projeto de Português de Escrita Criativa – Mostra a Língua pretende contribuir para o aumento do sucesso educativo dos alunos do 2.º ano do ensino básico do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, através da implementação de metodologias ativas e inovadoras de reforço das competências da oralidade, leitura e escrita.

O projeto foi desenhado no quadro das Aprendizagens Essenciais de Português e das competências previstas no perfil dos alunos do AGML e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, respondendo ao Plano Estratégico – Eixo 1. Sucesso Educativo, do Projeto Educativo do AGML. Neste eixo, estão previstas as ações estratégicas de: a) Reforço da língua materna na gestão curricular do 1.º ciclo (inserida no domínio Articulação, flexibilização e inovação curriculares) e b) Implementação de atividades flexíveis e ativas na sala de aula (inserida no domínio Estratégias de ensino e de aprendizagem).

Mentora do projeto: Fernanda Costa

 

LINK: https://mostra-a-lingua1.webnode.pt/

https://eb1galamares.webnode.pt/

Este projeto prevê a relação entre as diferentes áreas do currículo onde é possível criar e imaginar de forma livre em diferentes espaços. Potenciar relações dinâmicas entre formas de estar diferentes, e aproximar grupos de alunos de diferentes faixas etárias. Prevê-se assim a inovação e o espírito de aventura na criação de pontes entre todas as áreas do saber, tendo como base as orientações curriculares do pré-escolar e do currículo do 1.ºciclo.
A dinamização das relações entre os alunos , é feita com a criação de grupos interciclos, a articulação dos professores em torno do trabalho colaborativo (conceção, planificação, execução e avaliação das atividades), o reforço do papel do professor/mediador no processo de ensino/aprendizagem e a construção de uma plataforma digital. Os objetivos primordiais do projeto são melhorar o desempenho escolar integrando diferentes áreas do currículo, desenvolver competências essenciais da área das TIC e competências ao nível da autonomia, partilha e participação cívica.
O projeto funciona com uma abordagem laboratorial, onde grupos de alunos em ciclos de ensino distintos podem criar “mundos novos” e cruzar educação artística com a educação digital.

Local:
Espaço Digital: TEAR-Criativo ( tecnologia-educação-arte-representar)
Espaços Físico: Escola Básica de Galamares

Horário:
Semanalmente -1h

Coordenadora:
Sónia Alexandra de Jesus Figueiredo

 

LINK: https://eb1galamares.webnode.pt/