Projetos Galamares

https://eb1galamares.webnode.pt/

Este projeto prevê a relação entre duas áreas onde é possível criar e imaginar de forma livre, o Teatro e os Espaços Digitais. Potenciar relações dinâmicas entre formas de estar diferentes, pode aproximar grupos de alunos de diferentes faixas etárias, desenvolvendo as suas capacidades de interação do corpo e a mente. Prevê-se assim a inovação e o espirito de aventura na criação de pontes entre o saber no ensino da expressão dramática/teatro e a informática, tendo como base as aprendizagens essenciais do currículo do pré-escolar/1.ºciclo e secundário, sendo incluídos no contexto de atividade extracurricular. Neste sentido, pretende-se promover a criatividade e flexibilização curricular entre níveis diferentes de ensino com:

- O Teatro no seio da escola e na relação com a comunidade envolvente, possibilitando aos alunos com a expressão teatral, numa dinâmica de crescimento pessoal, cognitivo, afetivo, cultural e artístico; respeitando os tempos de cada membro neste crescimento, enquanto um espaço livre de descoberta de si próprio e do mundo envolvente e compreender que a arte, nomeadamente a atividade dramática, é a preparação para um lugar na sociedade.

- O Espaço Digital comum surge na necessidade de perceber como interagem os alunos no uso de uma plataforma LMS, e dar a conhecer diferentes formas de interação, criação e imaginação em comunicação online, dentro de uma micro comunidade educativa. E permitir a interação num ”sitio digital colaborativo” na verticalidade de diferentes níveis de ensino. Assim sendo, de acordo com a relevância das competências centradas na capacidade do aluno ser criativo, inovador, e conseguir interagir com os seus pares e o uso “correto” das tecnologias, espera – se contribuir, ainda que em pequena escala, para o alargamento do leque de orientações, metodologias e atividades onde as competências essenciais na área das TIC e formação pessoal estejam implícitas, ou seja, ensinar para hoje.

Este projeto surge como uma tentativa de interligar estas duas áreas do saber tão importantes no desenvolvimento pessoal e social atualmente, tendo como finalidade permitir aos alunos a ligação entre os dois “mundos” e a criação conjunta. O espaço digital TEAR – criativo, surge fazendo a analogia entre os fios coloridos de diferentes texturas às conexões online, com partilha de experiências e saberes. A matéria prima da tecelagem remete para os fios, os nós e laços - Tecnologia e Teatro relacionam-se num ambiente de Criação, com base numa pedagogia de Educação pela Arte. Com a criação de um espetáculo conjunto, favorecemos  a interligação das duas vertentes.  

Como conclusão, este projeto irá funcionar com uma abordagem laboratorial, onde grupos de alunos em ciclos de ensino distintos podem criar “mundos novos” e cruzar a arte do teatro com a arte digital.

Local:

O espaço digital TEAR-criativo ( teatro/tecnologia – educação - arte).

Espaços físicos: duas salas de aula, uma na escola sede Escola Secundária de Santa Maria e outra na Escola Básica de Galamares.

 

Coordenadoras: 

Maria do Rosário Cachapa Conceição Cadete

Sónia Alexandra de Jesus Figueiredo

 

LINK: https://eb1galamares.webnode.pt/