Liderança

Na semana de 13 a 17 de janeiro, vai decorrer mais uma edição da Academia Ubuntu, dirigida a alunos do ensino secundário.

A Escola Secundária de Santa Maria acolheu, no dia 4 de fevereiro, a apresentação do projeto Academia Ubuntu de Liderança, da responsabilidade do Instituto Padre António Vieira, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Trinta alunos da Escola Secundária de Santa Maria participaram na Academia de líderes Ubuntu, um projeto desenvolvido pelo Instituto Padre António Vieira e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na semana de 19 a 23 de março. Um estudo recente da Comissão Europeia considerou o projeto como um exemplo de boas-práticas em toda a Europa.

Nas duas últimas quartas-feiras, 25 de janeiro e 1 de fevereiro, realizou-se um workshop de liderança, nas escolas Escola Básica 2/3 D. Fernando II e Escola Básica Integrada de Colares, respetivamente.

No dia 25 de janeiro, os delegados e os subdelegados das turmas do 2º ciclo realizaram um workshop dinamizado pela professora Cristina Cruz e pelos jovens Eva Ribeiro e Ricardo Rodrigues sobre como agir na comunidade.

Durante cerca de duas horas, num clima de partilha e de confiança, foram trabalhadas questões como:

- O que é ser delegado?

- O que distingue o delegado/subdelegado dos outros alunos?

- O que é um líder?

- O que é que um delegado pode fazer?

- Por que é que o delegado é útil?

- Quais os problemas da escola?

Esta foi mais uma atividade promotora do sucesso no âmbito da medida 2 do Plano de ação estratégica do Agrupamento que visa combater a indisciplina.