Notícias Profissionais

"A oferta de cursos profissionais no município de Sintra é, de ano para ano, cada vez mais ampla e diversificada. De facto, o ensino profissional é uma aposta muito importante na consolidação da nossa coesão social e territorial, no encaminhamento direcionado ao mercado de trabalho e na múltipla possibilidade de escolha que oferecemos aos nossos jovens."

O Dia Internacional do Jazz é celebrado a 30 de abril. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock. Foi em 2012 que se celebrou pela primeira vez este dia. A comemoração tem como objetivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura. O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Acredita-se que a palavra jazz advém da gíria norte-americana. Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie são alguns dos grandes nomes do jazz.

Cartaz do Pedro Gama

O Dia Internacional do Cão-Guia celebra-se anualmente na última quarta-feira de abril. Este é o dia especial dos cães-guia, mas lembre-se que há um dia especial para todos os cães. Esta data é um agradecimento ao nobre animal que guia os invisuais durante o quotidiano, assim como um reconhecimento pelo seu trabalho e importância na sociedade. Neste dia, os treinadores de cães-guia também estão de parabéns. A primeira tentativa registada de treinar animais para este fim é de 1780, em França. Em Portugal há carência de escolas de treino de cães-guia, que são entregues gratuitamente aos cegos, existindo uma longa lista de espera de invisuais que gostariam de contar com a preciosa ajuda deste fiel amigo de quatro patas. Um cão-guia é treinado durante um a dois anos, a começar aos dois meses de vida. São selecionados os cães mais sociáveis, saudáveis e inteligentes para acompanhar os invisuais, que têm de fazer um estágio com o cão na escola de treino, antes de começarem a sair na estrada e a viver juntos. Uma forma de comemorar este dia é mimar um cão-guia que encontre no caminho. Outra forma é fazer um donativo a uma associação de cães-guia (o que traz vantagens fiscais) ou ajudar com a consignação do IRS anual (gratuito).

Cartaz do João Vytor

O Dia Mundial do Design Gráfico comemora-se anualmente a 27 de abril. A data é celebrada desde 1995, no dia de aniversário da International Council of Graphic Design Associations, com o objetivo de reconhecer o papel do design de comunicação no mundo. Neste dia estão de parabéns todos os designers gráficos, alunos e profissionais relacionados com área do design. São realizadas atividades como encontros de designers gráficos, concursos de design, apresentações de designers, entre outras. Nas redes sociais são partilhadas criações e fotos alusivas à data com a tag “World Graphics Day”.

O design gráfico é um processo criativo que transmite uma mensagem específica para um público-alvo. No design gráfico são usados vários métodos de criação e de combinação de palavras, imagens e símbolos, com o objetivo de montar uma representação visual de ideias e de veicular mensagens.

Cartaz da Tatiana Silva

O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. A data celebra a revolta dos militares portugueses, que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar, que durou 41 anos. O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa. No fim, o exército conseguiu depor o presidente de Portugal, que era Marcello Caetano, e este se exilou no Brasil, onde faleceu em 1980. Vitoriosos, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976. O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, porque nesse dia uma mulher ofereceu cravos aos soldados em sinal de agradecimento. Em comemoração, os soldados colocaram as flores recebidas nos canos das suas armas, o que representava a vitória praticamente sem violência.

O Dia Mundial do Pinguim é celebrado anualmente a 25 de abril. O objetivo do dia é promover a conservação desta adorada espécie animal, ameaçada pelas mudanças do clima, à semelhança do Homem. Os pinguins das Ilhas Galápagos e os pinguins de olho amarelo são as raças de pinguins que se encontram mais perto da extinção. Foi escolhido o dia 25 de abril para a celebração mundial desta efeméride por ser neste dia que se verifica a migração anual dos pinguins na Antártida para o norte. Podemos vestir um fato preto e branco, ou então roupa e acessórios com desenhos de pinguins para assinalar esta data. Para ajudar os pinguins ao longo de todo o ano deve fazer um esforço para poupar o ambiente, poluindo menos.

Cartaz/animação do Duarte Viegas

O Dia Mundial do Escutismo celebra-se a 23 de abril em todo o mundo. Esta data é conhecida também como o Dia de São Jorge. Esta santo, que na lenda venceu um dragão, é o patrono mundial do escutismo. O escutismo nasceu em Inglaterra, com Baden-Powell, que confiou a São Jorge, o santo protetor e patrono de Inglaterra, o movimento escutista mundial. O escutismo apela ao sentido de entreajuda, à união e ao despertar da coragem e da força, com um desejo de cumprir a vontade de Deus, à imagem de São Jorge. É o sentido prático que caracteriza o escuteiro. As pessoas, as atividades como as caminhadas, os acampamentos e os encontros entre agrupamentos são alguns dos aspetos que os escuteiros referem como os mais positivos no escutismo.

A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população. Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo. A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.